Biblioteca vai ganhar nova sala de leitura

Biblioteca Pública Municipal Dr. Afrânio Peixoto
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou nesta terça-feira (26), a Biblioteca Pública Municipal Dr Afrânio Peixoto e anunciou ao diretor da instituição, professor Durval França Filho, a implantação de uma sala de leitura. O objetivo é dotar a biblioteca de compartimentos para atender a nova demanda.

Segundo explicou o prefeito Almir Melo ao diretor da biblioteca, a nova sala ficará localizada na parte interna (pátio), e será dotada de condições para que possam ser realizadas as pesquisas. “É preciso que os pesquisadores e leitores sejam acomodados em sala onde prevaleça o silêncio, para que tirem o maior proveito da leitura”, ressaltou o prefeito.

Atualmente, uma das atividades que têm ganhado destaque na Biblioteca Dr. Afrânio Peixoto é a “contação de histórias” para as crianças, geralmente alunos da Educação Infantil (Creche, Pré I e II). Os alunos do Nível Fundamental I e II das redes Municipal e Particular também, constantemente, visitam a biblioteca para realizar pesquisas para as atividades escolares.

Em função dessa demanda, as salas serão divididas por atividades, de forma que permitam a realização dos trabalhos de acordo com a ação pretendida. Segundo o diretor da biblioteca, essa ampliação é muito oportuna, tendo em vista a crescente procura pelo acervo da biblioteca.

Informa o professor Durval, que a biblioteca encerrou o ano de 2015 com um resultado altamente positivo, principalmente quanto ao número de visitantes (1.100 pessoas). O acervo de empréstimo está quase completamente registrado e ordenado pelos nomes de família dos autores e nas estantes por ordem de prenomes, o que facilitar a busca dos usuários.  

A ampliação do acervo e a criação de atrativos para atrair novos leitores foram dois dos itens propostos pelo diretor da Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, o professor e historiador Durval Filho, assim que assumiu o cargo. Outras atividades que continuam a ser executadas são a catalogação de títulos e a criação de uma Hemeroteca, com a finalidade de manter coleções de matérias históricas divulgadas em jornais, revistas e periódicos.

Explica o diretor da Biblioteca, que a Hemeroteca organiza e disponibiliza a memória do Município de Canavieiras, através dos recortes de jornais, revistas e demais publicações noticiosas ou de cunho científico, bem como documentos históricos. Quase todo o material existente se encontrava em estado de decomposição e poderia ter sido perdido.